segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Foi Apenas um Sonho

Inevitável lembrar de "Titanic". Tão inevitável que milhares de pessoas estão indo aos cinemas esperando ver em "Foi Apenas um Sonho" (Revolutionary Road, EUA/Reino Unido, 2008) o mesmo romantismo que Leonardo di Caprio e Kate Winslet viveram no desastrado navio. Mas o filme não tem nada de romântico. Ele tem numa história tudo aquilo que eu gosto, e que volto a falar: um roteiro não previsível e um drama muito bem elaborado com bons diálogos sem, no entanto, ser um dramalhão. "Foi Apenas um Sonho" é um filme com o pé na realidade. Conta a vida de um casal e não dificuldadezinhas medíocres até ter um feliz casamento no fim das contas.
A primeira parte do filme se sustenta com flash backs do passado do casal: como eles se conheceram e como foram parar no lugar onde moram. Os anseios da juventude até que, quando os personagens já estão bem apresentados, voltamos à época do filme e vemos que nada do que eles sonhavam havia sido realizado.
Eles decidem fugir de uma vida rotineira, chata e nada compatível com seus sonhos de juventude e a ideia é alimentada por John (Michael Shannon, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante), filho da mulher que lhes vendeu a casa e que compartilha os mesmos pensamentos do valoroso casal.
Mas como eu disse que o filme tem um pé na realidade, e que é drama e não romance, é muito claro que as coisas não vão ser tão fáceis e problemas vão aparecer no caminho para levar ao filme o que ele tem de melhor: os conflitos entre Frank (Di Caprio) e April (Winslet). A dupla está primorosa e as brigas do casal estão excepcionais. E não é só eu que acho que tanto Wislet quanto Di Caprio mereciam indicações da Academia pela atuação neste filme, que de fato, está muito boa.
Apesar de ser ótimo, não é um filme indicado pra quem quer sair feliz do cinema. Mas vale a pena. Porém, como todos estão dizendo por aí, não dá de cantar "My Heart Will Go On" quando sair da sala...

5 comentários:

  1. Wow, very unique blog.
    Fantastic pictures.
    I like your blog.

    Let's join to stop global warming.
    Please visit:

    http://globalgreenview.blogspot.com

    Keep blogging.
    Save our planet.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom assistir um filme que atende o nosso gosto.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente gostei mais do post do que do filme. rsrs Aliás, apreciei muito mais a companhia, quando assisti esse filme no cinema, do que a história. Como sou uma romântica assumida fiquei triste ao final do drama, mas não da pra negar a cumplicidade e envolvimento dos protagonistas que arrasaram na interpretação...
    Beijos Juh Te amodoro ;)

    ResponderExcluir
  4. Ai, que fera! Um blog sobre filmes!!
    AMO filmes, embora ñ seja tão boa crítica quando vc ...uashuahs
    Mesmo sabendo qeu ñ sairei feliz da salinha, quero muitov er esse filme. Depois de ler seu post, então, tô lá!

    ResponderExcluir
  5. Fazia tempo que eu não via um filme tão bom, nesse estilo. Sam Mendes, com apenas dois filmes, me conquistou.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre este filme? E sobre esta crítica? Comente! Deixe a sua opinião! Participe!